<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38576741\x26blogName\x3dNotas+de+fumo\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://notasdefumo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://notasdefumo.blogspot.com/\x26vt\x3d9050512018625530672', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Notas de fumo

3 Bloggers em jogo. Será eliminado aquele que quebrar a regra "Nunca, em circunstância alguma, coloques um cigarro aceso na boca!"

15º dia - parte 1

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Quando um ex-fumador começa a procurar desculpas para voltar a fumar, significa que está a passar um mau bocado. "Oh, nem sei porque deixei de fumar... aquilo era óptimo!". É apenas o cérebro a dizer-lhe "fuma um cigarro... vá lá, só um". Se obedecermos, acabou-se.
É imperativo manter um raciocínio... racional. Sim, porque segundo o Publico de hoje, há um senhor lá em cima no sotão a exigir-nos um cigarro.
Ainda cá volto hoje, para vos apresentar esse senhor e para dar conta da evolução deste mau bocado.
posted by ardinario, 2:53 da tarde

5 Comments:

Ver revista Sabado - Notas de topo de página - Estudo de Universidade prova que as tabaqueiras aumentaram o nivel de nicotina nos cigarros que vendem . . .
commented by Anonymous Anónimo, 3:24 da tarde  
Já tinha lido isso algures. Significa que é cada vez mais difícil deixar de fumar...
commented by Blogger ardinario, 3:27 da tarde  
Lesão em zona do cérebro acaba com o vício do fumo


Filomena Naves

Chamaram-lhe N. Homem, 38 anos, fumava 40 cigarros por dia e tinha o comportamento típico do fumador compulsivo, que não pode passar muito tempo sem um cigarro. Um acidente vascular cerebral acabou com os dois maços de tabaco diários e serviu de inspiração a um estudo que pela primeira vez na história das neurociências relaciona directamente uma estrutura cerebral específica - a ínsula, neste caso - a um comportamento aditivo.

O artigo, de que é co-autora a investigadora portuguesa Hanna Damásio, que dirige o Dornsife Cognitive Neuroscience Imaging Center, na universidade do sul da Califórnia, em Los Angeles, é publicado na edição de hoje da revista Science.

Após o AVC, N. deixou completamente de fumar, não por uma decisão consciente, mas porque se tinha esquecido do gosto que isso lhe dava. "O meu corpo esqueceu-se da necessidade de fumar." Foi assim que explicou aos investigadores o que sentia em relação ao tabaco após a doença.

Em consequência do AVC, N. tinha ficado com uma lesão numa pequena estrutura cerebral, no interior do córtex, chamada ínsula, que desempenha um papel-chave nas emoções, como mostrou o neurocientista António Damásio, na década de 90.

O caso de N. indicou um novo caminho de trabalho aos neurocientistas. "Colocámos a hipótese de a ínsula ser uma estrutura crítica na adição em relação ao tabaco", escrevem os autores no seu artigo, na Science.

Para testar a ideia, estudaram 69 doentes, antigos fumadores, que tinham sofrido igualmente lesões cerebrais. 19 deles, com lesões na ínsula. Destes, 13 tinham deixado de fumar, a maioria (12) com extrema facilidade e sem que voltassem a sentir posteriormente qualquer desejo de pegar num cigarro.

"Identificámos um novo alvo de pesquisa no cérebro", afirmaram Hanna Damásio e o seu colega da universidade do sul da Califórnia, Antoine Bechara, citados pela AFP.

A partir daqui, são muitas as questões que se levantam. Possíveis terapias não são para já, mas este estudo aponta caminhos de pesquisa, nomeadamente para a possibilidade de medicamentos que interfiram com a actividade da ínsula, como explicam os autores.

Outra possibilidade é a de esta zona do cérebro estar ligada também à adição em relação a álcool ou drogas, mas isso é apenas, por enquanto, uma hipótese.

ZEZINANDO
commented by Anonymous Anónimo, 3:46 da tarde  
Se quiseres espeto-te um murro na insula e resolve-se o problema.

ZEZINANDO
commented by Anonymous Anónimo, 3:47 da tarde  
bem, eu no fundo já desconfiava.
É sabido que ao fim de cerca de duas a três semanas o vício volta a atacar com muita força. Imagina uma cabeça cheia de piolhos.....
Quando se coloca o produto no cabelo com intuito de eliminá-las, elas, em desespero de causa....mordeme atacam. o mesmo se passa com o teu vício....já falta pouco para o pior efectivamente passar.
Coragem!

PS: Ardinário- Hoje vou-me esforçar para só comer um iogurte magro depois da refeição. Será o meu Dia 1
commented by Anonymous Anónimo, 6:53 da tarde  

Add a comment